Um passeio que vai da política econômica/ educacional até a mais incitante fofoca filosófica.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dados de candidatos do ENEM ficam disponíveis na rede

O Inep esclarece a respeito das informações sobre os inscritos no Enem de 2007, 2008 e 2009

1. Os dados dos inscritos, armazenados no banco do instituto, eram colocados numa área reservada do site, com endereço específico, e liberados para as Instituições de Ensino Superior (IES) e Secretarias de Educação que solicitassem para utilização nos seus processos seletivos. Essas instituições se comprometiam a não divulgar os dados e teriam acesso mediante usuário e senha.

2. Tão logo informado que o endereço em área reservada havia se tornado público, o Inep fechou o endereço específico.

3. A direção do Inep apura causas e responsabilidades que provocaram o ocorrido.

Declaração da Assessoria de Imprensa do Inep/MEC


Mas afinal de contas, o que aconteceu com o ENEM desta vez? Os dados dos candidatos ficaram disponíveis para quem quisesse ver, bastava acessar o espaço que é utilizado pelas universidades, sem necessidade de informar senha ou login.

Tal "visibilidade" se deu por algumas horas da tarde de ontem. Era CPF, identidade, filiação, absolutamente tudo. – Sua vida um livro aberto para o mundo, não de uma maneira muito agradável, afinal, isso está mais para invasão de privacidade, ou, ainda, apropriação indevida de dados alheios sem consentimento; caso isso ocorra e os dados dos candidatos sejam utilizados por “espertalhões” de maneira indevida, o MEC deve ser responsabilizado.

O caso deve ser apurado o quanto antes, até porque o que aconteceu é muito sério! Depois dos escândalos que cercearam o ENEM em 2009, mais isso agora, em 2010.


 – Será que é possível confiar num certame com lisura?


 
E não se esqueça de acompanhar sua inscrição para o ENEM 2010. Os passos estão aqui.


Um comentário:

  1. E se os candidatos prejudicados resolvessem mover um processo por danos morais e de imagem, como ficaria???? Sinceramente ... não aconteceria nada, porque o MEC teria milhões de justificativas e argumentos, do tipo usualmente utilizado:"problema de sistema". A questão é que todo sistema tem seu operador, portanto ... o problema é de BIOS: BICHO IDIOTA OPERADOR DO SISTEMA ... e nada, absolutamente nada acontece por acaso, principalmente nas situações em que se ouve: "não vamos procurar culpados" - MAS SEMPRE EXISTE UM CULPADO ...

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!