E-Proinfo
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC´S
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC´S
_________________________________________________
PESQUISA/ PROJETO
_________________________________________________
Tema: Jornal de Ontem
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/projetos.htm/
Escola: “Henriqueta E. Rodrigues” – Laboratório de Informática
Conteúdos Curriculares: História (Civilizações Antigas)
Série: 6º ano (antiga 5º série)
Número de alunos: 40 alunos (divididos em 03 equipes):
Conteúdos Curriculares: História (Civilizações Antigas)
Série: 6º ano (antiga 5º série)
Número de alunos: 40 alunos (divididos em 03 equipes):
· Pesquisa - pesquisas feitas na Internet, onde são retiradas informações acerca da economia, cultura e política;
· Redação: tal equipe analisa as informações e as digita no editor de textos;
· Layout. Configuração dos textos e organização da interface do jornal.
Professores participantes: Regina (professora) e Alexandre (instrutor de informática)
Tecnologias e Mídias utilizadas: Microsoft Word, Microsoft Power Point e Internet Explorer.
Duração: Aproximadamente 08 horas (aulas)
Atitude dos Alunos: Motivados pela descoberta do novo através do redescobrir do “antigo”
Tecnologias e Mídias utilizadas: Microsoft Word, Microsoft Power Point e Internet Explorer.
Duração: Aproximadamente 08 horas (aulas)
Atitude dos Alunos: Motivados pela descoberta do novo através do redescobrir do “antigo”
Análise
Um projeto deveras interessante. O estudo de antigas civilizações, como a Egípcia, instiga os alunos através da utilização das novas mídias digitais. A atitude de pesquisar é desenvolvida no educando, ao mesmo que a escrita, através da redação; as pesquisas são feitas na Internet e digitadas no editor de textos Word, bem como apresentações, para a turma, são realizadas através do Power Point. No final, todas as informações são organizadas e impressas num jornal escolar que é distribuído, não só para a turma, mas também para a escola e a comunidade local.
São exemplos como estes, projetos, que devem ser seguidos e estimulados em todas as escolas da rede municipal/ estadual de ensino.
Sobre o projeto pesquisado, o quê dizer? Inovador! Os aspectos estimulantes são os mais variados. Além da iniciativa, que é totalmente atual. Dois profissionais: professora de história e instrutor de informática, os quais trabalham lado a lado para o aprendizado e a vontade de “querer saber mais da turma”, vão além, preparando os alunos envolvidos para os “novos tempos”, onde “quem” comanda a situação são justamente as novas tecnologias. Dentre os inúmeros pontos relevantes dos projetos, uma única observação: a publicação do resultado final poderia ser feita não só no jornal impresso, mas também numa espécie de jornal virtual (um blog da turma).
Redescobrir o antigo através do novo, num primeiro momento, pode parecer contraditório, mas em verdade é algo maravilhoso. É a junção de duas modalidades de ensino: aquela dos livros antigos de história frente aos mesmos livros digitalizados e distribuídos na Internet. Muitos pontos são despertos desta forma. Porém cabe ressaltar a importância do educador instigar o exercício do senso crítico da turma para a ponderação acerca de portais virtuais sérios (como os já voltados para educação), com conteúdos relevantes, versus aqueles com informações distorcidas.
No mais, é só diversão e informação. Cultura e tecnologia. Antiguidade e contemporaneidade!
_________________________________________________
O Trabalho também pode ser visto em forma de apresentação/ video:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela participação!